Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Leite de Vaca Integral - somente a partir de 01 ou 02 anos


Olás!


Tenho atendido alguns casos de pais que introduzem o Leite de Vaca Integral antes do primeiro ano de vida da criança. Seja ele pasteurizado, longa vida ou em pó.


Esse alimento não é indicado para essa faixa etária, sendo que, na impossibilidade do Aleitamento Materno, devemos dispor de fórmulas lácteas adaptadas às necessidades do bebê.


Lembre-se que o Leite de Vaca Integral chega às nossas mesas com praticamente o mesmo valor nutritivo que chegaria ao Bezerro, assim, se analisarmos a estrutura corpórea desse animal já podemos concluir que suas necessidades são bem diferentes das de uma criança.


Existem profissionais que defendem a não ingestão do leite de qualquer animal que não o humano e que somos os únicos mamíferos que "mamam a vida inteira". Eu respeito, mas sinceramente não concordo, pois o leite de vaca tem se mostrado um alimento bastante importante, e estudos mostram que pessoas com osteoporose apresentam baixo consumo de leite.


Mas não deve ser consumido por crianças menores de 01 ano de idade na versão integral!!!


Para ressaltar ainda mais minha opinião, segue o resumo de um artigo publicado:


"A anemia ferropriva é um grave problema de saúde pública nos países em desenvolvimento. Até os 6 meses de idade, o leite materno supre as necessidades de ferro das crianças nascidas a termo. A partir daí, torna-se necessária a ingestão de uma alimentação complementar rica em ferro. Considerando a importância da dieta na determinação da anemia e o alto consumo de leite de vaca na infância, discute-se neste artigo a relação desse alimento com a deficiência de ferro. A introdução precoce ou a substituição do leite materno por leite de vaca pode ocasionar problemas gastrintestinais e alérgicos. Além disso, esse alimento apresenta baixa biodisponibilidade e densidade de ferro, excesso de proteínas e minerais, especialmente cálcio, interferindo na absorção do ferro de outros alimentos, e associa-se às micro-hemorragias intestinais, principalmente nas crianças menores. A utilização do leite de vaca em detrimento de outros alimentos ricos em ferro biodisponível constitui um risco para o desenvolvimento da anemia. O estímulo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida e sua continuidade até pelo menos 24 meses, juntamente com uma dieta complementar rica em ferro são medidas de grande importância para a prevenção da anemia e de suas conseqüências na infância."

fonte: Oliveira, Maria A. A. and Osório, Mônica M. Consumo de leite de vaca e anemia ferropriva na infância. J. Pediatr. (Rio J.), Out 2005, vol.81, no.5, p.361-367. ISSN 0021-7557

Nenhum comentário: