Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Higiene de Hortaliças e Frutas


Olás!


Todos sabemos da importância em consumir verduras, legumes e frutas. É importante também o cuidado preciso com a limpeza e sanitização destes, pois carregam terra, vermes e microrganismos que podem causar doenças.


Os cuidados básicos para se garantir uma boa higiene são:


01) Lavar sob água corrente potável, folha a folha, um a um, empregando força mecânica, com a mão ou esponja ou escovinha de uso exclusivo. Não precisa passar detergente ou sabão, pois estes podem deixar substâncias químicas nos alimentos.


02) Para as verduras, legumes e frutas que forem ser comidas cruas, após a lavagem, é muito importante colocar de molho em solução com Hipoclorito de Sódio, seguindo a diluição recomendada pelo fabricante (normalmente 10 gotas para 01 litro de água) e deixar por 15 a 20 minutos.

Nesse ponto há algumas coisas que precisam ser observadas:

- todos os alimentos devem ser colocados juntos, pois senão uns ficam mais tempo que o necessário e outros menos.

- se pensarmos no valor nutricional é melhor cortar o alimento após deixar de molho, mas também é preciso bastante cuidado para não recontaminar com as mãos, as vasilhas, as tábuas, etc

- o vinagre não é a melhor escolha, pois varia a concentração de ácido acético e a diluição recomendada é muito alta (200ml de vinagre para 800ml de água)

- encontramos o hipoclorito de sódio em postos de saúde (gratuitamente), supermercados. Eu costumo comprar em lojas que vendem artigos cirúrgicos e médicos, pois vem em frascos com 1l e fica bem mais barato. Uso também para higienizar mamadeiras e outros acessórios de plástico

- não devemos usar vasilhas de plástico ou inox para colocar o molho, pois eles vão reagir com o cloro e enferrujar.


Por hoje é só.



Beijos maternos!

Nenhum comentário: