Páginas

terça-feira, 11 de março de 2008

Festas&Finais de Semana x Alimentação Saudável

Olá!


Um dilema: Festas&Finais de Semana x Alimentação Saudável. Parece que não combinam mesmo, especialmente quando as crianças são maiorzinhas.


Com as minhas filhas eu controlo o máximo e até o momento são proibidos doces cremosos, bolos confeitados, refrigerantes, saladas com maionese, alimentos muito gordurosos, alimentos expostos há muito tempo, entre outros. Esses elas não comem de jeito nenhum. Já até postei sobre um pequeno escândalo que fiz na casa de uma cunhada querida porque deram refri para elas experimentarem, socorro!!!!!

Quando vamos a alguma festa levo sempre biscoitinhos salgados ou doce (tipo Maizena) e suco, que agora levo os de caixinha, mas até 01 ano de idade eu mesma fazia e levava, porque elas não comiam açúcar.

Acontece que agora as mocinhas já conseguem ver o que está sobre a mesa e apontam o que querem comer. Então alguma coisinha já está liberada.

Nesse mês de fevereiro fomos em duas festas de aniversário e elas puderam se deliciar com bolinhas de queijo. Pode parecer estranho, mas prefiro os salgadinhos fritos, pois provavelmente estavam congelados e foram fritos na hora. Os assados são geralmente preparado bem antes da festa e só passam por um aquecimento rápido (amornamento, rss), sendo um maior veículo de bactérias. E também não gosto de recheios de carne ou frango, pois podem conter pimentas, caldos de carne industrializados, com muito sal.


Nas duas festas fomos embora logo após o Parabéns, pois seria difícil ver todo mundo comendo bolo e elas não.

Domingo passado fomos a um churrasco, mas chegamos mais tarde, pois dei almoço para elas em casa. Levei 01 litro de suco e elas comeram carne assada e arroz.

EXAGERO??? Tenho certeza que não. Exagero é o número de crianças pequenas com excesso de colesterol, com pressão alta. Em qualquer jornal ou canal de televisão vemos as previsões pessimistas para a saúde da geração mais jovem. Há alguns anos o risco de infarto começava aos 40 anos, agora já é aos 25. E isso não é por acaso.

As meninas brincaram, se divertiram muito em todas as ocasiões. E até já provaram algumas guloseimas. Mas o que eu puder fazer para que elas não tenham a saúde comprometida por maus hábitos alimentares, com certeza farei.

É importante ressaltar que nada do que eu faço é de forma agressiva. Graças a Deus eu e meu marido concordamos com a educação alimentar que damos para elas, ele até acha que sou liberal demais, rsss. Assim tudo acontece tranqüilamente, de forma normal e natural. Como acredito que deveria ser com todas as famílias.


Agora uma fotinho de 12/02, quando elas completaram 1a6meses e comemoramos com um delicioso bolo (receita de bolo simples, com aveia, açúcar mascavo e pedacinhos de goiabada), feito pela Mamãe.



bjs maternos

3 comentários:

Juliana Carvalho disse...

Boa tarde! Gostei mto do jeito q vc trata a alimentação das suas filhas! Posso dizer q não sou tão "rigorosa" (no bom sentido!) como vc, mas procuro ao máximo controlar a alimentação do meu filho Pedro de 2 anos e 7 meses.
Tenho uma dúvida e gostaria que, caso pudesse, vc me ajudasse: ele fica na escola em tempo integral e sei q lá a comida é bem preparada e mto gostosa! Lá ele come de tudo, adora frutas, mas quando está comigo nos finais de semana em casa, não come comida sólida de jeito nenhum, Sei q tenho uma grandissíssima parcela de culpa nesta história, pois, como trabalho mto e o dia todo, sobra os finais de semana para resolver problemas pessoais e, por conta disso, ele foi alimentado durante mto tempo com as famosas "papinhas Nestlé". Agora ele só quer comê-las em casa ou sopa totalmente líquida. Já pensei em deixá-lo sem comer nada se ele se recusar a comer a comida q ofereço, já pensei em desistir e respeitar o tempo dele...ou seja, realmente não sei o q faço!!! Vc pode me auxiliar??
Obrigada
Abs
Juliana

Mamãe da Mariana e da Letícia disse...

Oi Juliana,

Espero que você leia a resposta pelo comentário.

Como você mesmo disse, ele se habituou a comer a papinha industrializada, que não dá trabalho nenhum, é só engolir.

Na minha opinião, se ele aceita os alimentos sólidos na escola e está bem de saúde (peso, estatura, etc) você poderia ser radical com ele, mas com muito carinho. Não tenha em casa as papinhas e não prepare a sopa batida. Penso que você pode preparar a comida normal da família e almoçar e jantar juntos, respeitando a aceitação ou não dele e não oferecendo nenhuma compensação, castigo ou substituição. Se ele não quer, não tem problema. Logo virá outra refeição.

Espero que ajude.

Boa sorte!

abraços
Fátima

Juliana Carvalho disse...

Fátima, obrigada pela dica!!
Abraços
Juliana