Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Pão de Cenoura - sem leite e sem ovo (editado)




Pão de Cenoura sem Leite e sem Ovos

1 1/3 xícara de água
120g de cenoura cortada em pedacinhos (1 copo)
50g de açúcar (3 colheres de sopa)
5g de sal (1 ½ colheres de chá)
500g de farinha de trigo (4 copos)
10g de fermento biológico seco (2 ½ colheres de chá) ou 15g de fermento biológico fresco
35g de creme vegetal sem leite (1 ½ colheres de sopa)

Modo de Preparo:

Bata no liquidificador a água, a cenoura, o açúcar e o sal.
Numa vasilha coloque a farinha de trigo, o fermento e o creme vegetal. Acrescente a mistura do liquidificador e amasse até a mistura desgrudar das mãos. Se necessário acrescentar mais um pouco de farinha de trigo.
Cobrir a massa e deixar crescer até dobrar de volume.
Sovar novamente a massa, cortar os pães conforme desejado.
Colocar em assadeira untada e deixar crescer por mais 30 minutos.
Assar em forno pré aquecido a 180º, por mais ou menos 01 hora.

Rendimento – 850g
28 pães com 30g (pronto).

obs.: numa das receitas que usei como base indicava 30 minutos de forno. Deixei 45min e tirei, só que ele ainda estava um pouco cru, então voltei-o por mais 15min. Por isso a massa não ficou muito bonita, mas ficou bem macia e com um sabor bem suave, para comer com geléia, requeijão, patês ou manteiga.

Edição:

Hoje fiz novamente a receita desse pão, para servir na escola de ed. infantil e fundamental onde trabalho. O resultado e a aceitação foram ótimos. Fizemos 4 receitas achando que ia sobrar muito, mas foi a quantidade certa!

Vejam como a experiência melhora o resultado, rs:



6 comentários:

Lirian Mina disse...

Olá Fátima, adorei o seu blog e estou tirando algumas dúvidas.

Minha filha está com 1 ano e 2 meses, e por sugestão da berçarista onde minha filha fica que comecei a dar comida mais parecida com a nossa quando ela completou um ano. Mãe de primeira viagem às vezes deixa passar algumas coisas né?
Acho que o cardápio da minha filha está bem parecido com os pratos que vc postou (para almoço e janta).

Ela come uns pedacinhos de queijo no café da manhã, mas ainda não dei iogurte porque não sei como fazer. Aqueles com sabor tipo morango e banana tem açúcar demais, correto? o integral é muito sem graça... podes me dar uma luz?

Outra coisa é que quando ela toma líquidos, toma na mamadeira ou copinho de canudo. Como e quando introduzir a xícara pra tomar leite? ou copo para os outro líquidos? Tem que deixar fazer sujeira mesmo? Confesso que não tenho coragem de deixar minha filha se sujar pra comer sozinha...

Obrigada!
Mina (mina.felipe@gmail.com)

Rocio disse...

É importante para manter os níveis de nutrientes em nossas crianças, especialmente dando comida natural que eles podem fazer uma grande quantidade de nutrientes para continuar crescendo como fazem na delivery jardins

comprar seguidores instagram disse...

muito bom o blog, adorei , parabéns !

como ganhar curtidas disse...

Muito bom o post amei vou sempre visitar seu blog !!

Manú disse...

Minha filha estudou na VM por um tempo e por motivos de trabalho precisamos mudar de cidade. Ela sempre amou este pãozinho e o de beterraba, estou muito feliz por conseguir a receita e amanhã já vou testar.

Manú disse...

Minha filha estudou na VM por um tempo e por motivos de trabalho precisamos mudar de cidade. Ela sempre amou este pãozinho e o de beterraba, estou muito feliz por conseguir a receita e amanhã já vou testar.