Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Flúor na Água Mineral (EDITADO)

Olás!

No dia 31/07 participei da reinauguração de um berçário e tive a oportunidade de assistir a palestra de uma odontopediatra que me deixou preocupada com uma informação. Ela enfatizou a relação entre o consumo de água mineral e a fluorose dentária infantil (manchas brancas nos dentes causadas pelo consumo excessivo de flúor). Conversei com a dentista das minhas filhas e ela me passou uma referência da internet. Já enviei também um recadinho para uma odontopediatra amiga, solicitando ajuda.

Conheço muitas pessoas que utilizam a água mineral para cozinhar, preparar as mamadeiras das crianças. Eu mesma durante os primeiros dois anos das minhas filhas usei água mineral, pois morava num prédio antigo e não confiava na água da torneira, por causa do encanamento do edifício.

O flúor é um mineral essencial para a prevenção de cáries dentárias, mas em excesso pode ocasionar problemas, inclusive enfraquecendo os dentes. As principais fontes são a água de abastecimento (que é adicionada de flúor) e os cremes dentais também adicionados.

Até agora pelo que consegui compreender a melhor opção para quem dispõe de água encanada tratada e consumi-la ao invés da mineral, sempre filtrada.

bjs maternos.


Beatriz e Cristiani,
Muito obrigada pelas informações! Com certeza serão muito úteis.
Mães e todos os interessados, leiam os comentários desse post.
bjs

5 comentários:

Beatriz disse...

Querida amiga...
Desculpe a demora em responder.
De fato, as manchas brancas tem sido muito frequentes ultimamente, principalmente nos incisivos centrais superiores e primeiros molares PERMANENTES!!!
Socorro, né?
A orientação que eu dou é que a melhor opção que temos é a água de abastecimento, tratada E FILTRADA!
Há um controle rigoroso tanto no aspecto de qualidade quanto na quantidade de flúor.
Eu fui pessoalmente constatar esse fato!!!
Não confio nas águas minerias, no que diz respeito a quantidade de flúor.
Também acho a qualidade discutível (tô falando dos galões...)
Outro aspecto importante é a quantidade de creme dental utilizada pelas crianças pequenas.
Muito cuidado se suas pequenas o injerem!
Se precisar de mais alguma orientação... tô aqui!!!
Bjssssssssss

Jamille Santana disse...

Parabéns pelo Blog. Eu entrei à procura de cardápios para alimentação infantil. Trabalho fora e agora teremos uma nova empregada doméstica. Queria aliar isso a novos hábitos - aproveitando que a minha filha de tudo come. Assim, com a sua ajuda, elaborei um cardápio que, tenho certeza, vai ajudar minha filha a equilibrar o peso e ficar mais saudável - sem a preocupação da magreza.

Anônimo disse...

Bom dia! Meu nome é Cristiani e sou cirurgiã dentista.
"De acordo com a Comissão de Normas e Padrões para Alimentos (resolução 25 de 1976), o índice máximo permitido para águas minerais é 1,0 ppm F. Já as normas internacionais admitem 2,0 ppm F. O professor de Bioquímica da Faculdade de Odontologia de Piracicaba da Unicamp, Jaime Cury, analisou recentemente 104 marcas e constatou que as concentrações variaram de zero a 4,4 ppm F. No estudo ficou comprovado que muitas distribuidoras não destacam nos rótulos quando a água tem concentração ideal; outras que, embora declarem nas embalagens “água fluoretada”, apresentam garrafas contendo líquido com baixo teor de flúor (sem benefício para os dentes); e as empresas que colocam no mercado marcas com elevada concentração da substância, causando fluorose dental severa (manchas es-branquiçadas). “Queremos que as distribuidoras orientem o con-sumidor, esclarecendo no rótulo a concentração do flúor. A minha sugestão é que toda embalagem faça a seguinte advertência: ‘Esta água contém flúor natural. Consulte o médico e/ou dentista do seu filho’. Esses profissionais é que têm competência para dizer se a água pode ser consumida ou não”, sugere o professor."

ACESSEM I SITE DO CFO:
http://www.cfo.org.br/jornal/n32/hpbras.htm

Priscila disse...

Nossa dessa eu nao sabia viu!!!!bjksss

Mamãe Deusa disse...

Primeiro, Parabéns pelo dia do nutricionista amanhã!!!
Vocês são muito importantes para nossa saúde, e beleza é claro, rs.
E menina, fiquei muito preocupada agora, vou ter que comprar um filtro aqui para casa, aqui em casa só consumimos água mineral, pois achavamos que era mais seguro para as meninas, veja a situação!!!
Misericordia!!! Mudança de hábito urgente!
bjs