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quarta-feira, 4 de março de 2009

Constipação Intestinal II

Olá!

Respondendo à Carla:

Primeiramente, obrigada pela vista e recadinho!

Intestino preso é realmente um problema e maior do que normalmente a gente pensa que é. O primeiro passo é descobrir a causa, que nem sempre é alimentar. Por isso consultar um médico gastroenterologista é muito importante.

Se há uma causa alimentar, temos que mudar os hábitos, não tem jeito.

Quando você fala que sua filha já tem intestino preso, você também e que as duas não gostam de hortaliças, penso que você precisa iniciar uma mudança. Não é fácil, sei disso, mas o preço que podem vir a pagar pelo não consumo de hortaliças é alto e não somente ligado à constipação intestinal.

Pense no seu filho menor: provavelmente, enquanto ele comia a papinha de bebê, preparada especialmente para ele, a aceitação era boa. Mas agora ele já conhece outros sabores, e pode ser que, comendo a mesma comida de vocês acabe selecionando os mesmos alimentos da família. Afinal você é um dos maiores exemplos.

Algumas dicas para iniciar uma mudança nos hábitos alimentares:

- macarrão - optar pelo integral. O sabor é ótimo e apenas um pouco mais durinho.

- molho do macarrão - use tomate ao invés do molho pronto; coloque legumes ralados (cenoura, abobrinha, chuchu), use verduras batidas com água no liquidificador (couve, espinafre cozido), troque parte da carne moída por proteína texturizada de soja).

- adicione legumes ralados à almôndega, que também pode ter proteína de soja.

- monte uma pizza com a família toda reunida, usando tomate, brócolis cozido, cenoura ralada, junto com o queijo e os outros ingredientes de preferência. O mesmo vale para sanduíches.

- experimente saladas cruas, com folhas e legumes. Peça à sua filha para ajudar a preparar.

- coloque as crianças em contato com outras de mesma idade e que gostam das hortaliças.

- programe sua compra e não tenha em casa alimentos que acabem sendo substitutos das principais refeições. Tenha horários definidos para cada refeição, sem substituições.

- ao preparar um bolo troque parte do trigo branco por aveia em flocos finos ou farelo de aveia ou trigo integral.

- se oferecer farinha de mandioca, misture com farelo de aveia.

- coloque legumes e verduras nas omeletes.

- use também hortaliças no arroz. Utilize arroz integral.

- busque receitas novas na internet. Faça da cozinha um laboratório criativo de delícias saudáveis

- se você utiliza leite em pó, faça a diluição dele numa água onde tenham sido fervidas ameixas secas.

- aumente a ingestão de água, chás sem açúcar, sucos (a Casa do Pão de Queijo tem umas receitas de suco bem interessantes, com nomes engraçados. Veja no site, mostre prá sua filha e façam juntas, crie outros sucos).

Bom, as dicas não estão em uma ordem lógica, pois fui colocando o que me veio à mente.

abraços e espero que sejam úteis!

bjs maternos.

2 comentários:

Carla disse...

Muito obrigada pelas dicas,são ótimas! Vou ter que mudar meus hábitos alimentares sim...pelo bem da saúde de meus filhos e da minha tb!Bjos!

X-Dolly disse...

muito das suas dicas.meu filho 0ntem de 4 anos sofreu uma lavagem interstinal. Ele tem prisão de ventre , e acgo que a causa principal é a alimentaçao. Obrigada!!! Bjs