Páginas

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Constipação Intestinal

Olá!

Por causa de alguns questionamentos que recebi nesse início de ano de pessoas com problemas de "intestino preso", "prisão de ventre" e inclusive minha filhota Letícia apresentou esse sintoma, que meu marido descobriu não estar evacuando adequadamente por ser tão agitada que não consegue ficar sentada no vaso. Sabem que ele conseguiu resolver o problema? Vai com ela ao banheiro, senta-a no vaso e conversa muuiito sobre o "cocô", acaba que a vontade chega forte e ela consegue evacuar sem dificuldades.

Eu já tive também muito problema com o intestino preso, por causa da má alimentação e do mal hábito de não ir ao banheiro quando o intestino sinalizava. Mas consegui resolver isso há um bom tempo.

Bom, então agora segue um pequeno texto que produzi há alguns anos e que dá dicas para evitar ou tratar a constipação intestinal. Mas é importante salientar que se você ou seu filhote(s) sofre desse problema precisa investigar a causa.


Intestino Preso – Constipação Intestinal

O que é?
É a dificuldade de eliminar satisfatoriamente as fezes. Ocorre quando temos dificuldade para evacuar, apresentamos dores abdominais, cólicas, gases, fezes endurecidas e sensação de não ter “esvaziado” o intestino quando vamos ao banheiro.

Causas:
As causas podem ser várias e, com certeza, a alimentação inadequada é uma das mais importantes.

Como tratar ou evitar?
Através da alimentação podemos conseguir bons resultados no funcionamento normal do intestino. É importante:
Consumir alimentos fontes de fibras – pão e biscoitos integrais, frutas e hortaliças (especialmente cruas e com casca);
Ingerir água em abundância;
Realizar atividades físicas;
Evite comer alimentos muito processados, como cereais refinados (tipo Corn Flakes), Salgadinhos, Biscoitos doces e recheados, Frituras, Refrigerantes, Sucos Artificiais (pacotinho).
Exemplos de alguns alimentos considerados laxativos (que ajudam o intestino a funcionar): mamão, ameixa, abacate, frutas oleaginosas (tipo nozes), laranja, verduras de folha, farelo de trigo, granola, mel, manga, kiwi, entre outros.

Importante:
A constipação intestinal pode ser causa ou conseqüência de várias doenças muito sérias. Por isso se você sofre desse mal mude seus hábitos alimentares e, se não houver melhora, busque orientação profissional.
Uma dica importante é estabelecer horários regulares para a “ida ao banheiro”, preferencialmente de manhã.


beijos maternos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Fátima! é a primeira vez q participo no seu blog. Também tenho problemas intestinais e minha filha de 5 anos tá indo pelo mesmo caminho. Sei q a culpa disso é minha...pois minha alimentação não é das melhores...não sou fã de folhas e nem de frutas...ai, ai...minha filha tb não...pq será?!...rs...Quero muito mudar isso, mas tá difícil!Tenho um bebê de 1 ano q se alimentava muito bem...mas de uns dias p/ cá não tá querendo comer comida mais...será q vc pode me ajudar a incrementar a comidinha dele?Desde já te agradeço!abraços!

Anônimo disse...

Oi querida, gostei muito do seu blog, nos acrescenta muitíssimo. Foi um prazer visitá-lo. Na verdade eu estav pesquizando sobre constipação inestinal e ele apareceu como uma das referência, que bom... Muito legal!!!! Também sou nutricionista, e trabalho na área ambulatorial, mas suas receitas irão me acrescentar bastante. Um grande abraço!!!

Graça disse...

Parabéns pelo Blog, excelentes informações. Sou Terapeuta e atualmente tenho trabalhado com um produto maravilhoso para constipação intestinal, maiores informações acesse o site: www.complementoalimentar.blogspot.com

abraços,

Naira disse...

Oi Fátima é a 1º vez que venho buscar ajudar através de um blog. Toda vez só leio, mas desta vez preciso mesmo de ajudar! Minha filha tem 3 anos e já venho sofrendo com ela a alguns meses, acho que a causa de todos os seus problemas de saúde pode ser porque não vai ao banheiro... Ela ficar de uma semana sem evacuar!! O que faço? Preciso mesmo de ajuda... Ela comer verduras e capricho na água.. Mas assim mesmo tá difícil! Obrigada, ser me responder vou ficar muito grata...