Páginas

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Grupo de Pais

Olá!

Ontem aconteceu o Primeiro Encontro do Grupo de Pais da Escola Infantil onde minhas filhas ficam e à qual presto serviços. Foi muito interessante, por isso resolvi dividir com vocês.

Os pais foram divididos em 2 grupos, de acordo com a faixa etária dos filhos e desenvolvi um trabalho com o grupo de filhos até 02 anos. Escolhi o tema "Introdução de Alimentos", focando o oferecimento de alimentos ricos em açúcares, gorduras, conservantes e corantes, como queijos petit suise, macarrão instantâneo, biscoitos, bolinhos industrializados, engrossantes para leite, sucos industrializados, processados de frango, salsichas, açúcar, sal, temperos prontos entre tantos outros. A Psicóloga trabalhou com os maiozinhos o tema Amor.

Levei algumas embalagens e discutimos sua composição, quanto aos ingredientes e valor nutricional. Foi bem legal, pois normalmente os pais não têm consciência do que estão oferecendo aos pequenos e quais conseqüências podem acontecer pelo consumo tão precoce desses alimentos.

Meu objetivo foi ajudá-los a pensar sobre o por quê oferecemos esses alimentos antes dos dois anos; pois as crianças não tem necessidade, nem emocional, de conhecer esses "veneninhos", mas que alguns até podem fazer parte da alimentação, desde que não rotineiramente.

Esse período de vida, até 02 anos, é primordial para o crescimento, desenvolvimento e formação dos hábitos alimentares e na maioria das vezes temos a ansiedade de achar que eles estão com vontade disso ou daquilo, quando na verdade nós é que gostamos desses alimentos e da praticidade que eles representam e acabamos adiantando sua introdução.

No final apresentei algumas fotos das minhas filhotas sendo "vítimas" da ansiedade materna, comendo ovo de Páscoa. Elas ganharam na colônica de férias onde passamos o feriado, brincaram com a embalagem colorida e depois jogaram-nos no chão, aí a mamãe aqui "surtou" (rssss) abriu um ovinho e elas se deliciaram. GRAÇAS A DEUS, não aconteceu nada sério, mas poderiam ter desencadeado uma intolerância com diarréia ou até uma alergia. Prazer prá quem? Prá mamãe que fotografou e para o papai que filmou. Elas gostaram sim, mas não teriam sido menos felizes se tivessem ficado na brincadeira com eles ainda fechados. Enfim, eu já pedi perdão prá mim mesma e agradeci a Deus por nada ter acontecido e aprendi, na prática, essa lição (espero, rsss).

A discussão foi bem animada e a participação dos pais excelente. Assim, o assunto não foi esgotado, mas espero que tenhamos todos saído de lá com mais informações para escolher o que nossos filhos devem ingerir.

bjs maternos.

Nenhum comentário: