Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Alimentação nos Primeiros Dois Anos

Olá! Vim tirar as teias de aranha, rsss.

O Ministério da Saúde lançou já há algum tempo um material muito importante para a promoção de alimentação saudável desde o nascimento, os Dez Passos para uma Alimentação Saudável de Crianças até 02 anos.

São eles:

- Passo 1 – Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.

- Passo 2 – A partir dos seis meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos ou mais.

- Passo 3 – A partir dos seis meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes frutas e legumes) três vezes ao dia se a criança receber leite materno e cinco vezes ao dia se estiver desmamada.

- Passo 4 – A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se a vontade da criança.

- Passo 5 – A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e ser oferecida de colher; começar com consistência pastosa (papas/purês), e gradativamente aumentar a sua consistência até chegar à alimentação da família.

- Passo 6 – Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.

- Passo 7 – Estimular o consumo diário de frutas, legumes e verduras nas refeições.

- Passo 8 – Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas salgadinhos, e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.

- Passo 9 – Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir os eu armazenamento e conservação adequados.

- Passo 10 – Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo a sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

Exceto o primeiro passo que não consegui seguir por não ter produzido leite, tento seguir todos os outros com minhas duas filhotas. E tem dado muito certo. Elas estão com 1,2 anos e ainda não tive rejeição a qualquer alimento oferecido.

Estou sem fotos porque perdi a máquina digital, mas logo logo compro outra.

bjs maternos
Fátima

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Fatima.

Seria legal acrescentar que a mae que por qualquer motivo nao puder amamentar ateh os 6 meses, pode usar os leites infantis.

Eu usei exclusivamente leite infantil com o Zandor ateh os 6 meses. Apos os 6 meses comecei a introduçao dos alimentos e mudei o leite para a fase 2 (apos os 6 meses). Tudo sob orientaçao da pediatra dele.

beijinhos :)