Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Alimentação nos Primeiros Anos de Vida

Costumo comparar a alimentação de uma criança até o segundo aniversário com o alicerce de uma casa, já que esse se não for muito bem feito poderá comprometer toda a construção. Da mesma forma os alimentos que uma criança recebe desde o útero são a base da construção de seu organismo. Seu crescimento, desenvolvimento e saúde dependem diretamente da quantidade e da qualidade dos “materiais” utilizados.


A criança pequena é um ser em crescimento e desenvolvimento muito rápidos, mas em contrapartida possui o funcionamento em processo de maturação. Por isso é mais suscetível a desequilíbrios nutricionais (falta ou excesso de alimentos/nutrientes, geralmente falta de alguns e excesso de outros), apresenta maiores riscos a alergias alimentares e a intoxicações. Portanto é papel dos pais, responsáveis e cuidadores garantir a oferta de uma alimentação equilibrada e segura.

Não há dúvidas de que o Leite Materno seja o alimento ideal para os primeiros 6 meses de vida do bebê. Apesar da modernidade há muitas mulheres que aceitam o desafio e conseguem ofertar ao filho esse que é mais que um alimento, uma proteção a vida em vários sentidos. Entretanto não podemos descartar as alternativas para quando o aleitamento natural não é viável e aí considero os seguintes cuidados essenciais:

- utilizar fórmula adequada a faixa etária do bebê;
- não acrescentar engrossantes ou açúcares;
- higienizar tudo o que seja de uso para o preparo das fórmulas, desde a lata do leite a mão de quem vai oferecer;
- realizar a diluição correta, conforme orientações do Nutricionista e/ou Médico;
- não aproveitar sobras de fórmulas de um horário para outro;
- não preparar as fórmulas com antecedência, mas imediatamente antes de o bebê mamar.

Então, a partir de 06 meses, para as crianças que estiveram em Aleitamento materno exclusivo, ou 04 meses para os que estavam em Aleitamento artificial ou misto (Leite materno + complemento), chega o momento da introdução dos outros alimentos. Há um consenso de que as frutas sejam introduzidas em primeiro lugar, mas não há uma razão biológica para isso e alguns profissionais tem orientado o início da alimentação complementar ao leite com a papinha “salgada”.

São várias também as orientações quanto a forma de introdução: quais alimentos, amassado ou batido, junto ou separado. Abaixo vou relacionar a minha opinião e conduta, mas já colocando que não é a verdade absoluta, mas o resultado dos meus estudos e práticas:

- não há diferença em se começar com as frutas ou verduras e legumes, geralmente inicio com as frutas, mas já concordo com estudos e profissionais que afirmam ser benéfico oferecer primeiro os alimentos menos doces, visando melhor formação do paladar;

- oferecer um alimento por vez e por dia – atendo várias mães que receberam orientação  de oferecer vários alimentos e boa parte dos que seguem essa conduta não tem maiores problemas. Em minha opinião temos melhores chances de detectar um problema de alergia ou intolerância alimentar introduzindo um a um e também a criança conhece cada sabor.

- não dar açúcar, bolachinhas, salgadinhos e qualquer outra guloseima até a criança completar 02 anos. Vários pais vêm me falar que a criança fica olhando, sente vontade, etc e etc e eu já vi, não me falaram, já vi mesmo, pais darem refrigerante para bebês com menos de um ano e até molharem chupeta em cerveja. Isso é absurdo!!! Vou colocar aqui minha vivência de mãe: onde quer que ia levava banana, potinho, garfinho e colherzinha, suco de manga ou de outras frutas e água. Se elas viam a gente comendo alguma coisa era só eu amassar uma banana ou dar na mãozinha delas e pronto, toda a vontade passava. Não lembro se já escrevi isso em outro post, mas quando elas tinham por volta de 1ª6m eu saí de festas logo depois dos Parabéns, pois fiquei com receio de que elas não se contentassem com a bananinha. Excesso de cuidados? Eu creio que não. Uma vez quase que “rodeia a baiana” numa festa porque uma mãe deu refrigerante para elas. Neurótica? Pode ser, mas elas até hoje não gostam de refrigerantes e podem beber um litro se quiserem, quando, é claro tiverem oportunidade, já que em casa não tem. Quanto aos doces, são duas formiguinhas, mas comem até passar a vontade e não até acabar com o que tiverem em mãos ou nos armários. Nas festas elas vêm malucas com aqueles saquinhos de guloseimas, mas no meu armário há vários pirulitos e afins de festas do ano passado quase todo, só não tem mais porque as formigas grandes (eu e a babá) vivemos passeando pelos potinhos de doces.

-sal – pode ser introduzido a partir de um ano, em pequena quantidade, e mais pelo Iodo que pelo Sódio, pois este está presente em vários alimentos, mas nosso solo é geralmente pobre em iodo. Caldos de carne, frango, legumes industrializados – Nem quando a criança tiver 200 anos!

- não bater as papinhas de frutas e “de sal” no liquidificador ou mix – o ideal é amassar com o garfo e com os alimentos separados, para que a criança exercite a mastigação e experimente os sabores diferentes dos alimentos.

- sempre que possível escolher alimentos orgânicos. Eu excluo dos cardápios morango, kiwi e pimentões se não forem orgânicos. Dos outros ainda podemos retirar as cascas que são muito nutritivas, mas contraindicadas por causa dos agrotóxicos. Quanto aos alimentos de origem animal procuro usar o fígado somente se for orgânico também.

- mel – não deve ser oferecido antes do primeiro ano de vida e há indicações de que se deve esperar a criança completar dois anos. Pode haver no mel esporos de uma bactéria chamada Clostridium botullinun, a qual pode atacar o sistema nervoso e ser letal.

- ovo – a gema pode ser oferecida cozida desde os 6 meses, mas a clara somente a partir de 10 meses ou um ano. E não pode dar gemada ou ovo “mole”, pois há o risco de contaminação pela  bactéria Salmonella.

- cuidados com a higiene – em casa é geralmente uma pessoa quem realiza todos os cuidados com o bebê, então o cuidado com sua higiene é fundamental. Na cozinha sempre usar os cabelos presos e um avental sobre a roupa, que deve ser retirado quando se vai a outros cômodos da casa, pegar ou trocar o bebê. E tem-se que lavar muito bem e frequentemente as mãos, com água e sabão líquido de preferência sem cheiro. Usar álcool 70% também é bom, mas não substitui a lavagem das mãos e sim a complementa. O ambiente, utensílios e alimentos também devem ter higiene adequada.

Nossa, escrevi bastante, né? Mas ainda tem muito assunto prá conversarmos. E aos poucos vou colocando outras informações.

Se você gostou ou também se não concorda com as informações deixe seu recadinho, ok! É sempre muito bom saber a opinião de todos! Assim vamos crescendo.

Bjs maternos.

4 comentários:

Beatriz disse...

Menina, eu SEMPRE uso o mesmo exemplo!
Para minha total alegria, tanto Pedro quanto Ana Júlia não aceitam bem "junk food", a não ser por um período bem curto... logo pedem uma saladinha, arroz e feijãozinho fresquinho com uma carne/frango com tempero bem caseiro!
Obrigada por esses posts esclarescedores!
Bjsssssssssss

Ilana Galhardi disse...

Mto legal suas dicas! Sabe que procurei uma nutricionista infantil na minha cidade e não achei!
Meu bebê está com 8 meses e adora a papinha salgada que faço (misturo: raiz, fruto, leguminosa, verdura escura e algo de origem animal; cozinho e passo na peneira), não vejo a hora de poder só amassar e dar separado!!!
Ele não gosta muito de fruta! Entre tantas que já tentei dar, ele aceita de vez enquando pêra e figo (sem a casca) e as vezes suco de laranja lima. Isto me preocupa um pouco... Mas como ele ainda mama no peito vou levando dese jeito.
A questão dos doces acho bastante difícil para as avós e outros aceitarem a decisão da mãe, mas vale a pena se impor!
Parebéns pelo seu blog!

Anônimo disse...

adorei a reportagem, tenho 2 filhos e sempre procuro me informar sobre alimemtaçao adequada,meu nene nao gosta de tomar agua procuro compensar com frutas que tenhan bastante liquido bjssssssssssssssssssssssssssssss

Anônimo disse...

Olá, sou mamãe de primeiro viagem e adorei essas informações.Meu bebe esta prestes a completar 6 meses e já estou preocupada,Fui orientada a ofertar de inicio, suco de maça, mamão, melão e pêra, nessa ordem, durante 3 dias, suco separado, sem misturar as frutas. o que acha disso?

Grata,
Beijinhos.