Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Respondendo a leitora Val

Oi Val, obrigada pelo recadinho. Resolvi responder sua questão numa postagem, assim poderá ajudar a outras mamães também.

Olá Fátima, muito obrigada pela dica, acabei de conhecer o eu blog e gostei muito!!!
Preciso da sua ajuda, eu tenho um principe de 4 anos (o Pedro), ele vai para a escola desde dos 4 meses de vida em periodo integral. E foi lá que ele conheceu "sojinha", "arvorezinha" (brocoli) e td de bom no q diz a alimentaçao. Eu sempre preparei a lancheira com um suco, uma fruta e um carboidrato. Tive q muda-lo de escola no começo do ano, lá não é restrito a ed.infantil, é uma instituição bem maior, com uma boa estrutura fisica, mas oe habitos alimentares...enfim.
Estou muito preocupada, pq a mais ou menos um mês ele não quer mais comer comida e não come mais a merenda q mando na lancheira.
Será q isso é normal ? Será q ele já enjoou das merendas? ele sempre comeu MUITO BEM, mas agora não sei mais o q fazer.
Além das dicas postadas (q ja vou por em prática), por favor, mê dê uma orientação.
Bjs maternos
VAL


Bom, na minha opinião há um conjunto de causas para essa redução na aceitação de alimentos pelo Pedro e uma das principais é sua faixa etária. Crianças na idade pré-escolar tendem a selecionar mais os alimentos e a não aceitar alguns. Por isso o post anterior, pois minhas meninas estão justamente com 4 anos e é comum vir na agenda da escola que elas recusaram a salada, o peixe e outros alimentos. Eu não me preocupo, pois sei que hoje não aceitam e amanhã comem 3 vezes. 


Outra razão é a escola fazer com que os pais tragam o lanche de casa e aí o Pedro vê lanches diferentes e o que é dos amigos sempre é mais interessante, vejo isso em casa nos brinquedos, rsrsrs. Eu acho que seria legal você propor a escola um cardápio padrão, desenvolvido por um Nutricionista e aí os pais teriam que mandar o que estava descrito. Visitei dia desses uma escola como a do seu filho e fiquei surpresa com a quantidade de biscoitos recheados, bolinhos prontos e "sucos" nada naturais nas lancheiras da educação infantil. Infelizmente os pais nem sempre se preocupam com o valor nutricional, mas querem o mais prático e que seus filhos aceitem bem. Comer tudo nem sempre é sinal de boa alimentação. É preciso perguntar o que se está comendo bem. Eu já trabalhei numa escola onde proibi o refrigerante como lanche e sabe o que os pais faziam? Mandavam refri na garrafa térmica, só esqueciam do barulhinho de gás quando a criança abria a garrafa. Fiquei pensando em que valores morais estão passando a seus filhos os pais que tentam enganar a Nutricionista e a todos na Escola. 


Não lembro se contei, mas no início de novembro as minhas filhas foram para um passeio em outra cidade e eu tinha que mandar o lanche de manhã, mas o passeio era a tarde. Com esse calorzão o melhor a fazer era levar tudo industrializado. Eu até ia tirar foto para colocar aqui, mas acabei esquecendo, rsrsrs. Sabe o que elas comeram com mais gosto? Um pacote pequeno de Fandangos e sabe o que deixaram? As frutas e o queijinho Polenguinho, rsrsrs. Nesse final de semana fui a um piquenique e elas não sossegaram até acabar com um pacote de biscoitos recheados. Mas também fui a uma festa que não tinha suco, só refrigerante e elas passaram a tarde toda bebendo água, com salgadinhos e docinhos. Eu prefiro assim, essas comidinhas nada nutritivas são liberadas nesses momentos, que não acontecem todo dia. Em casa é comida da mamãe quase sempre.


Eu penso que você deve insistir na sua rotina e agora no final de ano seria um bom momento para conversar com os pais dos amiguinhos, professores e coordenadores sobre mudanças na dinâmica do lanchinho para o próximo ano.


bjs maternos.

3 comentários:

Gabriela Rangel disse...

Oi, Fátima.
Tenho dois filhos, Bruno de 6 anos e Gabriela de 1 ano e meio. Até o ano passado estudavam numa escola que levava a nutrição muito a sério, o que me deixava muito tranquila. Esse ano mudei os dois de escola (foram para escolas diferentes)e estou preocupada com a alimentação da Gabriela. Durante a adaptação dela, tive oportunidade de ver o lanche oferecido pela escola e não fiquei satisfeita...
Ofereceram suco Ades, frutas e pão com requeijão ou biscoito tipo maizena. Como a Gabi tb almoça na escola solicitei o cardápio. Fui surpreendida com estrogonofe de frango, guaraná natural, biscoito club social, doce de leite e goiabada de sobremesa. Ah! E Nescau Ball de lanche! Confesso que fiquei sem ação. Achei tudo isso demais para uma criança de 1 ano e meio. Dou muuuuita importância a alimentação e chego a pensar em tirá-la da escola por conta disso (o que não gostaria). Pensei em ter um papo com a "nutricionista" (será que existe mesmo?) da escola, mas não tenho embasamento para tal conversa. Pensei também em restringir alguns alimentos, mas não saberia dizer exatamente o que... Enfim, se puder me dar uma luz te agradeço!

Parabéns pelo blog!!!

Bjs
Patricia

Mamãe da Mariana e da Letícia disse...

Oi Patrícia,

Obrigada pela visita!

Eu penso que você está certíssima em conversar com a Nutricionista. Ela deve existir, mas talvez os próprios pais não estejam preocupados com a alimentação das crianças, querem apenas ter a certeza de que as crianças "comem tudo". Digo isso pois já saí de uma escola onde trabalhava por causa disso. Algumas escolas apenas "compram" um cardápio. Se a escola é boa, vale a pena conversar sobre as refeições servidas e quem sabe com outros pais também interessados você consiga melhorar a alimentação da pequena.

abraços!

suzete disse...

Olá,td bem?Eu gostei muito d seu blog e das suas receitas,e faz tempo q procuro uma receita de bolo integral,vc tem alguma p/mandar para mim
Grata Suzete