Hoje vim postar uma idéia para enriquecer as preparações do dia-a-dia e aproveitar melhor os alimentos.
Eu já contei que compro hortaliças orgânicas, de um produtor que semanalmente entrega na minha casa. Pois estava perdendo algumas folhas, por causa da falta de tempo em prepará-las. Dia desses então resolvi lavar uma couve que amarela muito rápido e que não daria tempo de eu comer, higienizei e coloquei em forminhas de gelo. Depois utilizei uma parte para preparar um arroz e o restante ainda está no freezer, em saquinhos plásticos.
Então resolvi postar essa dica. Dá prá fazer com todos os legumes e verduras, no liqüidificador, acrescentando muito pouca água. Congela-se em potinhos ou forminha de gelo, depois coloca-se em sacos plásticos. Lembrando-se de cozinhar primeiro os que não se pode comer crus (ex.: espinafre).
E o uso também é bem extenso: em molhos, no arroz, no feijão, em purês, em sucos (que tal abacaxi com couve?). Enfim, o que manda é a criatividade.
Só não vale fazer isso para "enganar" as crianças, pois essa é uma estratégia que mais cedo ou mais tarde trás resultados negativos. A criança para de comer o alimento que aceitava (exemplo: feijão) e perde a confiança no seu maior modelo (a mãe ou o pai).
Bom, eu já fiz com beterraba (que coloquei num molho de tomate puro e ficou maravilhoso, substituindo com muita vantagem o açúcar para reduzir a acidez), com tomate e hoje fiz um mix de folhas, pois nessa semana as pequenas estavam bem gripadas, ficaram em casa e acabei não conseguindo aproveitar mais da metade do que veio.
Enfim, demorei prá aparecer, mas espero que a dica valha a pena.
Fotos e Beijos maternos.
a couve liquidificada nas forminhas de gelo
a couve já congelada, no pacotinho
O arroz com couve, a cor não mudou muito.a forminha de tomate
2 comentários:
Gostaria de tirar uma dúvida: por que o espinafre não deve ser comido cru ? Meu filho não consegue comer vegetais cozidos e, por isso, sempre preparo salada crua para ele usando, inclusive, o espinafre. Será que faz algum mal ?
Oi Gláucia,
O espinafre não deve ser consumido cru por conter uma quantidade expressiva de substâncias denominadas "antinutricionais". Essas substâncias impedem o aproveitamento de alguns nutrientes, como o ferro. Por isso, espinafre só cozido e na minha opinião, em água e que deve ser jogada fora.
abraços
Fátima
Postar um comentário