Olá!
Respondendo à Carla:
Primeiramente, obrigada pela vista e recadinho!
Intestino preso é realmente um problema e maior do que normalmente a gente pensa que é. O primeiro passo é descobrir a causa, que nem sempre é alimentar. Por isso consultar um médico gastroenterologista é muito importante.
Se há uma causa alimentar, temos que mudar os hábitos, não tem jeito.
Quando você fala que sua filha já tem intestino preso, você também e que as duas não gostam de hortaliças, penso que você precisa iniciar uma mudança. Não é fácil, sei disso, mas o preço que podem vir a pagar pelo não consumo de hortaliças é alto e não somente ligado à constipação intestinal.
Pense no seu filho menor: provavelmente, enquanto ele comia a papinha de bebê, preparada especialmente para ele, a aceitação era boa. Mas agora ele já conhece outros sabores, e pode ser que, comendo a mesma comida de vocês acabe selecionando os mesmos alimentos da família. Afinal você é um dos maiores exemplos.
Algumas dicas para iniciar uma mudança nos hábitos alimentares:
- macarrão - optar pelo integral. O sabor é ótimo e apenas um pouco mais durinho.
- molho do macarrão - use tomate ao invés do molho pronto; coloque legumes ralados (cenoura, abobrinha, chuchu), use verduras batidas com água no liquidificador (couve, espinafre cozido), troque parte da carne moída por proteína texturizada de soja).
- adicione legumes ralados à almôndega, que também pode ter proteína de soja.
- monte uma pizza com a família toda reunida, usando tomate, brócolis cozido, cenoura ralada, junto com o queijo e os outros ingredientes de preferência. O mesmo vale para sanduíches.
- experimente saladas cruas, com folhas e legumes. Peça à sua filha para ajudar a preparar.
- coloque as crianças em contato com outras de mesma idade e que gostam das hortaliças.
- programe sua compra e não tenha em casa alimentos que acabem sendo substitutos das principais refeições. Tenha horários definidos para cada refeição, sem substituições.
- ao preparar um bolo troque parte do trigo branco por aveia em flocos finos ou farelo de aveia ou trigo integral.
- se oferecer farinha de mandioca, misture com farelo de aveia.
- coloque legumes e verduras nas omeletes.
- use também hortaliças no arroz. Utilize arroz integral.
- busque receitas novas na internet. Faça da cozinha um laboratório criativo de delícias saudáveis
- se você utiliza leite em pó, faça a diluição dele numa água onde tenham sido fervidas ameixas secas.
- aumente a ingestão de água, chás sem açúcar, sucos (a Casa do Pão de Queijo tem umas receitas de suco bem interessantes, com nomes engraçados. Veja no site, mostre prá sua filha e façam juntas, crie outros sucos).
Bom, as dicas não estão em uma ordem lógica, pois fui colocando o que me veio à mente.
abraços e espero que sejam úteis!
bjs maternos.
2 comentários:
Muito obrigada pelas dicas,são ótimas! Vou ter que mudar meus hábitos alimentares sim...pelo bem da saúde de meus filhos e da minha tb!Bjos!
muito das suas dicas.meu filho 0ntem de 4 anos sofreu uma lavagem interstinal. Ele tem prisão de ventre , e acgo que a causa principal é a alimentaçao. Obrigada!!! Bjs
Postar um comentário